luto

Morre o empresário Ilídio Antonio Biacchi

Foto: Deni Zolin (Diário)

O empresário Ilídio Antonio Biacchi, 83 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira em Santa Maria. Ele era um dos fundadores da Pampeiro, uma das principais concessionárias de automóveis da cidade. 

Ilídio estava internado no Hospital de Caridade desde o dia 14 de julho. Conforme a assessoria de comunicação do hospital, ele chegou a receber alta neste período, mas voltou ao hospital no mesmo dia. O velório será realizado na manhã desta quinta-feira, a partir das 11h, na Cripta da Basílica Nossa Senhora Medianeira. O enterro acontece no Cemitério Santa Rita, às 17h de hoje. 

Antes de fundar a concessionária, em 1960, Ilídio foi interno no Colégio Marista de Santa Maria e formou-se em Ciências Econômicas e Sociais. Foi também vereador em Faxinal do Soturno, onde nasceu. No início da Pampeiro, Ilídio vendia veículos da alemã DKW, até que, em 1967, ele se tornou um dos únicos representantes da Volkswagen na região. Além da Pampeiro SA, o empresário fundou também a Pampeiro Caminhões, a Pampeiro Administradora de Consórcios, a Agropecuária Irapuá e a Terrasul, concessionária Volkswagen em Bagé e Santana do Livramento.

- Ele foi um grande incentivador e patrocinador nas áreas da cultura, social, desporto e entidades beneficentes e recreativas - conta a irmã Regina Biacchi.

A Pampeiro não vai abrir nesta quinta em sinal de luto. Confira a nota oficial da empresa: 

"Do mesmo modo, seus liderados reconhecem-lhe as qualidades e valores que sempre conformaram sua têmpera de administrador, a par de sua empatia para multiplicar amigos, somada a rara e notável visão empreendedora, bem como seu espírito vigoroso de confiança no trabalho e de otimismo frente a desafios.   Seu formidável legado foi erigido em pilares virtuosos que se manterão como sustentáculos de compromisso e honras aos mais caros princípios que sempre nortearam suas decisões, convicções e relações e servirão como inspiração constante e orientação segura aos nossos passos".

Ilídio também tinha um salão com seu nome na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria. O espaço, que é usado para conferências e celebrações, foi uma homenagem ao empresário. 

- Ele sempre teve um reconhecimento muito grande por nós e colocar o nome dele em um salão foi uma forma de retribuir todo o carinho. As pessoas passam e fazem história, e ele fez muita história em Santa Maria. Nos estamos muito tristes de ter perdido um modelo de empreendedor. Ele é um ícone de pessoa que sai do interior para empreender e faz dar certo - comenta a presidente do CDL, Marli Rigo.

Ilídio era filho do comerciante Constante Francisco Biacchi e da professora Gisela Cervo Biacchi, era casado com Lea Rosa Biacchi e tinha quatro filhos: - Rosangela, Gislaine, Marilda e Eduardo - além de netos e bisnetos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 30 milhões no sábado Anterior

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 30 milhões no sábado

Cinco rodovias que ligam Santa Maria e Quarta Colônia estão com 50% do asfalto recuperado Próximo

Cinco rodovias que ligam Santa Maria e Quarta Colônia estão com 50% do asfalto recuperado

Geral